Conferência da Assistência Social de Itabuna defende mais recursos
A maioria dos representantes dos usuários, trabalhadores do setor e de instituições da sociedade civil defendeu a destinação de mais recursos governamentais para financiar a assistência à população durante a solenidade de abertura da X Conferência Municipal da Assistência Social de Itabuna. O evento acontece no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, tendo como temática “Consolidar o SUAS de vez Rumo a 2026”.
“O Sistema Único de Assistência Social é uma conquista da sociedade brasileira, que deve acompanhar e fiscalizar”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Edes Batista, ao saudar os participantes da Conferência. “São dois os pilares da assistência: organização e recursos. É preciso lutar para que se assegurem mais recursos para o financiamento da assistência social, que é prima pobre do Sistema Único de Saúde”, afirma Edvaldo Souza, gestor municipal do SUAS.
Já Rita Moreira Sena, que representa trabalhadores do setor, disse que a população brasileira muito tem a comemorar nos 10 anos de vigência do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), mas é necessário mais recursos para que dificuldades sejam superadas. “É verdade que há avanços com o sistema, a exemplo das famílias inseridas nos programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida. Mas é preciso que haja programas de inclusão de crianças e jovens dos condomínios residenciais, parte deles exposta aos riscos da droga e violência”, destacou, Joilde dos Santos, representante dos usuários.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aldenes Meira, através de políticas públicas desenvolvidas nos últimos 12 anos, o Brasil conseguiu retirar da situação de pobreza mais de 40 milhões de pessoas. “Então vejo com alegria a participação popular na discussão de temas como assistência social e políticas públicas através dessas conferências. A população deve sim participar para poder exigir mais políticas de inclusão social, mais recursos para financiá-las”, sentenciou, tendo destacado a ampliação de recursos destinados pelo Governo federal ao Plano Safra da agricultura familiar.
A representante do Ministério Público estadual, promotora de Justiça Cleide Ramos Reis salienta que a Conferência é um momento de a sociedade contribuir para aprimorar a prestação de serviços pela rede da assistência social, que envolve o poder público e as instituições. “Fico feliz em estar aqui e ver essa participação que resulta do trabalho de muita gente, especialmente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS). Desejo que as discussões resultem em propostas às instâncias estadual e federal para que haja mais financiamento da assistência social”, arrematou.
A X Conferência Municipal da Assistência Social aborda três eixos principais de discussão: Enfrentamento das situações de desproteções sociais, cobertura dos serviços e programas, o pacto federativo; a consolidação do Sistema único da Assistência Social – SUAS; e o fortalecimento da participação e controle social para gestão democrática. Ao final dos debates os participantes votarão propostas baseadas nos pontos principais.
“Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” foi o tema da palestra de abertura a cargo da assistente social Vera Lúcia do Sacramento, Mestra em Políticas Públicas na Gestão da Assistência Social, Pós-Graduada em Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente e em Projetos Sociais, além de consultora na área da Assistência Social e especialista na capacitação técnica em Gestão da Assistência Social: CRAS, CREAS, Centro POP e outros.
Coube à coordenadora-executiva da Conferência e diretora da SAS, Rita Barros, fazer os agradecimentos aos participantes, tendo destacado que foi importante a colaboração dos vários segmentos da assistência social como trabalhadores, usuários e instituições. “Sem essa participação não teríamos atingido nosso objetivo de debater e votar propostas que ampliem e melhore o atendimento à população”, declarou, acrescentando que o relatório final será conhecido ao final da tarde desta quarta-feira, dia 16.